quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional


     Participamos, nesta sexta-feira (07/11), representando a presidência da Câmara Municipal de Caçador,  de reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional da 10ª SDR, onde importantes planos e projetos foram discutidos, votados e aprovados. 



     Especificamente em relação ao município de Caçador, foi aprovado pelo CDR a liberação do valor de R$ 500.000,00 destinados à reforma e ampliação do espaço físico da nova ala de Hemodinâmica do Hospital Maicé, o que dará condições ao serviço de Cardiologia para que se torne referência regional nesta especialidade, gerando uma maior receita pelos repasses do SUS e caminhando ainda mais no sentido da sonhada auto-suficiência do Hospital.

     Além disso, foram apresentados dados pelo presidente da empresa AGF, Valeri Iliine, responsável pelo anti granizo na região, que fez uso da palavra para explicar o sistema e os pontos em que estão localizados os geradores. “Com a instalação de mais geradores na nossa região e na região de Videira, com toda a certeza iremos evitar muitos prejuízos para os agricultores”, afirmou, pedindo a compreensão dos agricultores na responsabilidade de ligar os geradores, quando receberem o aviso de tempestades de granizo.

     Questionamos o Sr. Valeri sobre episódios ocorridos de danos causados por granizo, especialmente na área do Assentamento Hermínio Gonçalves, ainda no mês de agosto, no que fomos informados que o convênio existente entre a prefeitura, o governo do estado, através da secretaria de Defesa Civil e a AGF, tem início apenas no mes de setembro, quando inicia-se (normalmente) a temporada de chuvas com maior probabilidade de formação de granizo. 


     Ocorrendo um evento extemporâneo, não houve como acionar os geradores para debelar a formação do granizo. Tal providência justifica-se pelo alto custo de manutenção dos equipamentos em "stand-by" e pelo custo do produto utilizado nesta espera, tornando inviável a sua utilização pelo ano inteiro.