quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Brindes Secretaria de Assistência Social


     Uma importante questão foi levantada pela vereadora Cleony durante a sessão desta terça feira (04/11). Trata-se da aquisição de brindes por parte da Secretaria de Assistência Social. Tratam-se de objetos e materiais promocionais, em sua maioria do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), com um objetivo um tanto quanto inexplicável.



     Foi efetuado um requerimento para averiguar os processos de licitação, autorizações de fornecimento, notas fiscais entre outros. Esse requerimento tem o objetivo de esclarecer e saber quem é o responsável por isso, buscar mais informações visto que todo esse estoque de distribuição de materiais (caneca, agenda, cofrinho, entre outros), é um investimento expressivo em uma área em que existem diversos problemas sociais para serem enfrentados.

     Apoiamos inteiramente a manifestação da vereadora e seu trabalho de fiscalização, considerando que estamos falando de política pública, da aplicação de recursos com objetivo de atingir a resolução de um problema social que deveria ser objetivo da administração municipal. Não vejo como a existência destes brindes possa atuar neste sentido.

     Há um argumento que estas verbas, com que foram adquiridos os brindes, seriam "verbas carimbadas", ou seja, que obrigatoriamente teriam que ser utilizadas em atividades de divulgação dos trabalhos do CREAS. No entanto, divulgação não se resume à confecção de objetos com logomarcas específicas e poderiam muito bem ser feitas ações de divulgação de trabalhos realizados e de ações a realizar, por exemplo através de ações na imprensa local. 

      Consideramos que as explicações sobre o uso do dinheiro público para esta finalidade necessita ser muito bem argumentada, razão pela qual parabenizamos à vereadora pela iniciativa e aguardamos ansiosamente pela resposta ao requerimento.