terça-feira, 30 de abril de 2013

Reunião Consórcio Intermunicipal do Contestado


     Estivemos, na segunda-feira (22/04) na cidade de Calmon, onde participamos de reunião para a formação de um "Consórcio" para desenvolver a Região do Contestado.

     De acordo com o jornalista Osni Ribeiro Mello, presente ao encontro, nesta data teve início um projeto que pode marcar o redescobrimento do Contestado. No Centro de Eventos de Calmon foi realizada a primeira reunião para criação de um consórcio regional para desenvolver econômica, cultural e turisticamente a região do Contestado, que abrange 63 municípios. No próximo dia 20 de maio, será realizado o segundo encontro para debater o assunto, com um número mais amplo de participantes.

  O projeto foi apresentado pelo ex-deputado e advogado de Jaraguá do Sul, Dionei Walter Silva (PDT), que tem uma empresa de consultoria que viabiliza projetos de captação de recursos em Brasília. Dionei afirmou que a ministra Marta Suplicy (Cultura) tem a visão de que a cultura deve ser desenvolvida através de consórcios de municípios, ferramenta que vai dar equilíbrio nos investimentos. “A ideia é trabalhar o Contestado como um todo.

  Primeiro a Cultura, mas depois podem ser trabalhadas todas as áreas. E desenvolver esta região que concentra os menores IDHs de Santa Catarina e do Sul do Brasil”, observou.


     
     O grupo de trabalho contou com a participação dos prefeitos de Calmon Ivone De Geroni e de São Cristovão do Sul, Sisi Blind - presidente da Associação dos Municípios da Região do Contestado (Amurc)-, dos vereadores de Caçador Alencar Mendes (DEM) e Glacy Pereira (PMDB), representantes de municípios da região e da SDR de Caçador, da Ampe, do deputado Neodi Saretta e pessoas ligadas as áreas da cultura e do turismo.

     O primeiro encaminhamento do encontro foi o de ampliar o número de participantes a integrar o grupo, realizando a divulgação através do grupo de aproximadamente 25 pessoas que participou deste primeiro encontro. Além de reflexões sobre o que deve ser implementado para desenvolver a região.

     Um novo encontro foi marcado para o dia 20 de maio em São Cristovão do Sul, quando será criado um grupo de trabalho e uma agenda para o desenvolvimento do projeto.


     Estamos apoiando e buscando alternativas de desenvolvimento de nossa cidade e região. Através de projetos educacionais, culturais, chega-se ao desenvolvimento econômico e social da população.

Alencar Mendes