quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Últimas Sessões de Fevereiro

     Durante as sessões desta semana, tivemos a oportunidade de apresentar indicações, requerimentos e também de expor nossos planos, projetos e prioridades.

     A primeira indicação foi da readequação do espaço da Praça Rodolfo Klein, localizada no cruzamento entre as ruas Hercílio Luz e Presidente Kennedy, no Bairro Santelmo.

    
 Temos informações de moradores da vizinhança sobre o uso daquele local por vândalos, usuários de drogas e mesmo traficantes, que aproveitam-se da situação de abandono para ocupar o local e esta situação gera uma sensação de insegurança e fez com que o que era para ser um espaço público para lazer de crianças e famílias, passasse a ser uma fonte de problemas sociais para aquela região.


     Chegou a ser cogitado, por alguns moradores, a idéia de vender aquele espaço para que alguém construísse uma casa ou estabelecimento comercial para ocupar o espaço e remover, com isso, os atuais ocupantes. Claro que isso seria um imenso retrocesso; temos que dispor destes espaços públicos, bem conservados e prontos para receber nossos cidadãos.




     Diante desta situação e, especialmente, comparando com a situação anterior desta praça, conforme a fotografia de junho de 2010, podemos constatar que onde existir uma situação de abandono por parte do poder público, impossibilitando que pessoas de bem ocupem este local, pessoas mal-intencionadas o farão, prejudicando toda a coletividade.


Fotografia de junho de 2010

     No dia em que fizemos a indicação, o serviço de roçada de mato já havia sido executado, num importante primeiro passo e demonstrando a efetividade de nossa conduta de, antes mesmo de realizar as indicações, conversar com os setores competentes da Prefeitura, para que os resultados sejam mais facilmente obtidos. Temos tido sucesso nesta conduta.

     Mantivemos a indicação por entendermos que não se trata apenas de uma readequação estética, mas sim um problema de segurança pública que merece ser atendido na totalidade, "recuperando" por assim dizer aquele espaço para uso de toda a comunidade.




     Outra indicação que apresentamos nesta semana foi a da realocação da placa indicativa da travessia do Rio Caçador na Ponte da Pista Olímpica, que foi colocada justamente na única passagem possível para pedestres naquele local, obrigando a que os transeuntes invadissem a faixa de rolamento de veículos daquela via. Uma medida simples corrigirá o problema.

     
     Pudemos também contribuir com as indicações de colegas vereadores, especialmente em relação às readequações de faixas de pedestres nas ruas de Caçador, que retornaremos ao assunto em breve e também na necessidade de uma readequação no sistema de transporte público de nosso município, com integração de linhas, terminal urbano, etc. Este é um campo que estamos estudando em profundidade e queremos apresentar os resultados em projetos futuros.

     Além disso, a semana foi marcada pela apreciação, discussão e votação, nas comissões e no plenário dos projetos de lei encaminhados pelo executivo, que permitiram os repasses de recursos financeiros à várias instituições que realizam diversos serviços essenciais em nossa cidade, tais como ACEIAS, APAE, APAS, AMAR, Bombeiros, etc. Frise-se que o tempo decorrido entre a apresentação dos projetos até a votação definitiva foi de seis dias, o que demonstra um forte comprometimento da Câmara como um todo no sentido de dar viabilidade à Administração Municipal para tocar seus projetos. Este envolvimento e comprometimento de todos os vereadores é digno de registro e menção.  

     Requisitamos também, à Mesa Diretora, a inclusão no expediente do nosso projeto de lei que regulamenta a questão do ruído, que foi entregue no início de fevereiro e tinha ficado à disposição dos vereadores que quisessem contribuir com adequações, mas entendemos que já é tempo de encaminhar o projeto às comissões de mérito para que possa ser discutido e votado ainda no início de março.