sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

IPPUC e DITTESC


     Em continuidade às visitas às Secretarias da Prefeitura, nos últimos dias temos conversado com os responsáveis pelas pastas de planejamento urbano e trânsito de Caçador.

    Na quarta-feira (23/01) visitamos o diretor do IPPUC, Dilson Edgar Thomé, justamente no dia em que iniciavam-se testes de alterações do trânsito do Bairro Santelmo, nas proximidades da Ponte Antônio Bortolon (ponte de madeira). Pudemos conhecer parte da estrutura de funcionamento do Instituto e verificar in loco as consequências das alterações propostas.

     Obtivemos do Sr. Dilson a informação de que está se verificando a possibilidade de contratação de uma empresa especialista em engenharia de trânsito para que realize um diagnóstico e planejamento do trânsito da cidade de maneira global, entendendo o trânsito como uma engrenagem complexa e interligada, no qual alterações em um local podem gerar consequências em outros. No entanto, sabemos que este planejamento e execução da alteração global é algo que demanda tempo e investimento, e que pode demorar para ser aplicado portanto, de acordo com as palavras do próprio Diretor, precisa-se "apagar incêndios", ou seja resolver os problemas pontuais enquanto não se tem um adequado planejamento global. 

     Tivemos também informações dos projetos de algumas reformas de construções projetadas pela Prefeitura e que dependem de avaliações e projetos do IPPUC. Um setor de vital importância para a cidade, especialmente no tocante ao planejamento de longo prazo e no entendimento que já deixamos há muito tempo de ser uma cidade pequena. Precisamos nos preparar para o crescimento.

     Na DITTESC, (24/01), pudemos conversar com o Diretor, Alex Attolini e verificar esta integração com o IPPUC, bem como com diversas outras áreas da Prefeitura (FUNDEMA, Infraestrutura, etc.). Acreditamos que esta integração e ações coordenadas são o melhor caminho a ser adotado.

     De acordo com Alex, o foco da DITTESC será essencialmente o trânsito do município e a boa conversação obtida com a Polícia Militar, na pessoa do Ten. Cel. Yukio Yamaguchi dá conta que a integração e divisão de tarefas tem tudo para funcionar adequadamente. Pudemos ter conhecimento de ações integradas que estão sendo preparadas para os próximos dias que podem resolver importantes questões de trânsito, segurança pública e questões sociais de nossa cidade.
     
     Obtivemos do diretor Alex Attolini a avaliação do primeiro dia de testes das alterações no trânsito do Bairro Santelmo e das imediações da Rua José Boiteux. O diretor mostrava-se satisfeito com o primeiro dia de testes, apesar de termos manifestado nossa opinião pessoal de desagrado total com a alteração proposta. De qualquer forma, este é um canal de comunicação aberto e pudemos ser ouvidos nesta e em outras propostas para alterações do trânsito, que enviaremos, por escrito, à DITTESC nos próximos dias para que possamos contribuir também com esta importante questão.

     Frisamos que a relação entre a Câmara e os órgãos executores da Prefeitura deve ser franca e direta, sempre com o interesse maior do crescimento e desenvolvimento da cidade e esta também é a opinião do diretor Alex.

     Tivemos a oportunidade de elogiar o sistema proposto de realização de testes para as alterações de trânsito, o que possibilita a avaliação de resultados com custos reduzidos e a reversibilidade das propostas. Este é o caminho enquanto não se tem o estudo amplo e global do trânsito de Caçador.

     Boas parcerias à vista e uma relação harmônica e respeitosa. Isto é o que estamos obtendo destas visitas, que são o início de um trabalho que envolve exatamente a parceria e não apenas críticas distanciadas e genéricas.

     Um abraço,

Alencar Mendes