sexta-feira, 13 de maio de 2016

Palestra aos Vereadores Mirins


     No dia 06/05/16 estivemos presentes na reunião da Câmara Mirim de Caçador, ministrando uma palestra com o objetivo de auxiliar aos integrantes do Programa numa tarefa concebida pela coordenação do Programa. 

     
Foi dada aos Vereadores Mirins a tarefa de pesquisar e escrever um relato sobre a origem do nome de sua escola, com o objetivo futuro de reunir e condensar estas informações em um livro.

     Dadas as evidentes semelhanças com o projeto que desenvolvemos e que foi lançado no último dia 22/03, o livro "Caminhos de Caçador - Dicionário das Ruas da Cidade", imaginamos que seria interessante e benéfico que passássemos nossa experiência a este respeito, para que pudesse ser alcançada uma espécie de "linha mestra" para conduzir este trabalho.


     Deve ser recordado que tratam-se de jovens de cerca de 12-13 anos de idade, que precisam de orientações em uma área que certamente não lhes é habitual. No entanto, que ninguém se engane, tratam-se de jovens com plenos potenciais e totalmente capazes de desempenhar esta tarefa com brilhantismo. 

     A palestra foi relatada por sites de notícias e jornais locais, destacando que "o tema foi ainda mais oportuno devido à proposta lançada pela Câmara Municipal, no encontro anterior, para que os mirins lancem uma obra narrando a história de suas respectivas escolas. Para auxiliá-los, Alencar sanou as dúvidas, deu dicas e orientações de como escrever um livro".


“É uma satisfação participar desse programa, que oportuniza a esses jovens aprender o processo legislativo e buscar novos conhecimentos, compartilhando um pouco da minha experiência tanto como vereador e agora como escritor. E justamente pelo lançamento do livro “Caminhos de Caçador”, em acordo com a direção da casa, e através do presidente Ricardo Pelegrinello, decidimos que seria útil abordar esse tema no encontro de hoje”, destacou Alencar.

O vereador destaca ainda que os jovens já iniciaram o trabalho de pesquisa, coletando informações nas unidades escolares e, partir deste processo, haverá o desenvolvimento de um trabalho em conjunto. “E a junção dessas histórias resultará, até o final do mandato dos mirins, em uma obra enriquecedora, fonte de pesquisas que valorizará ainda mais o acervo das obras narram a história do nosso município” finalizou.