sexta-feira, 10 de julho de 2015

Comunidade Serra Azul



     Após a ultima sessão comunitária, realizada na linha Rio Bugre, com a presença de lideranças das comunidades de Adolfo Konder, Presidente Pena, Serra Azul e do próprio Bugre, estivemos, a convite do líder da comunidade da Serra Azul, Sr. João de Bastiani, visitando as dependências do centro comunitário, pavilhão de eventos e campo de futebol daquela localidade, localizada ao norte da cidade e com uma localização privilegiada com belíssimas paisagens, grande produtividade e arraigado espírito comunitário.

     Os motivos da visita foram a verificação, in loco, das situações apontadas pelo Sr. Bastiani na reunião comunitária, ou seja, verificar como o poder público municipal poderia contribuir com as ações de melhoria solicitadas. Como já havia sido comentado pelo Sr. Bastiani, são pequenos auxílios, plenamente ao alcance de ações da prefeitura municipal, e de extrema utilidade para aquela comunidade.

     A primeira delas é a necessidade de abertura dos espaços destinados à instalação da fossa séptica e filtro, exigidos pela vigilância sanitária para a liberação do pavilhão para a realização de eventos. A tradicional festa da comunidade é realizada costumeiramente na segunda semana de dezembro e, portanto, estamos em tempo de adequar a situação e possibilitar àquela comunidade a realização de suas atividades, que efetivamente mantêm o centro comunitário em funcionamento.

     Combinamos a conversa com engenheiros do IPPUC para que façam o dimensionamento das fossas exigidas e o contato com a secretaria de infraestrutura para que possa disponibilizar a máquina para efetuar estas perfurações, mesmo porque temos a informação do trabalho destas máquinas em uma localidade que dista pouco mais de um quilômetro de distância do local, no trabalho de retirada de cascalho para a manutenção das estradas do interior do município. Torna-se muito fácil o deslocamento deste equipamento para o atendimento desta justa solicitação da comunidade.

     Além disso, outra solicitação, que poderia ser atendida no mesmo momento, seria a remoção de pequena área de barranco junto ao campo de futebol, que é utilizado rotineiramente para jogos do campeonato amador municipal, o que possibilitaria uma melhor adequação à prática esportiva.

     Já providenciamos os contatos com a equipe técnica da prefeitura, responsável por estes serviços, para que sejam executados com a maior brevidade possível, além das indicações formais que foram encaminhadas pela Câmara neste sentido.

     Acreditamos firmemente que estas pequenas e justas ações são fundamentais para as comunidades atendidas e pretendemos fazer nosso papel de intermediadores entre a população e o poder executivo, demonstrando a necessidade e a assertividade no desenvolvimento destas ações.