quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Acompanhamento de Trabalhos e Um Grande Questionamento


     Estivemos acompanhando, durante esta semana, importantes obras em nossa cidade. Primeiramente, no Bairro Martello, onde estão sendo finalizadas as obras de drenagem pluvial que cruzam a rua Silvio Gioppo e prosseguem pela Rua José Souza. Uma obra que certamente trará auxílio àquela comunidade no melhor escoamento das águas da chuva, prevenindo desastres como os ocorridos no início deste ano. 

     Cobramos, desde o ano passado, para que obras deste porte e neste sentido, da prevenção de desastres sejam executadas, por mais que envolvam grandes custos e tempo investido, sendo fundamentais para toda a população. Ainda aguardamos pela conclusão das obras na Rua José Souza, especialmente porque a Secretaria de Infraestrutura, numa ótima atitude, resolveu dar continuidade aos trabalhos com a colocação de tubos de diâmetro adequado na Rua Alberto Zanatta, buscando resolver um atigo problema de represamento do córrego existente naquele local e que sempre acaba prejudicando as famílias residentes e comércios existentes naquele ponto.

     Nosso acompanhamento visa conferir a qualidade dos serviços, conhecer in loco a realidade dos sistemas de drenagem existentes ou faltantes e também sugerir complementações no trabalho para que a comunidade seja melhor atendida. Um exemplo é a situação de dois cruzamentos da Rua Ricardo Angeli que também necessitam de reparos e que serão mais facilmente resolvidos aproveitando da presença das equipes de trabalho naquele local, com maquinário e pessoal disponíveis.

     Acompanhamos também, a realização de Recapeamento Asfáltico, realizado em trechos das Ruas Curitibanos e Campo Novos, no Centro da cidade, trabalho necessário e benéfico para toda a comunidade. Desta vez, diferentemente de outros trabalhos semelhantes, foi contratada uma empresa terceirizada, através de processo licitatório, sendo vencedora a empresa Minerocha. O que vimos foi um processo eficiente, rápido e, ao menos aos meus olhos destreinados, pois não sou engenheiro para atestar a qualidade deste tipo de serviço, de qualidade. Equipamentos novos, tanto de grande quanto de pequeno porte e pessoal eficiente no serviço garantiram a finalização rápida do serviço e a qualidade já comentada. É muito bom vermos que dispomos de empresas qualificadas para a execução deste tipo de serviço.

    Entretanto, este trabalho remete a requerimento que apresentamos ainda no ano passado, e que já foi matéria deste blog, sobre os custos da Usina de Asfalto de propriedade do município. 

     O teor e a explicação de nosso requerimento podem ser conferidos em detalhes na postagem específica mas, resumidamente, posso explicar nosso objetivo.

     Se o Município tem uma Usina de Asfalto e pessoal para operá-la e para executar os serviços nas ruas, o mais lógico, seria utilizar-se destes equipamentos e pessoal para realizar estes serviços. Se os custos ao fazer com recursos próprios forem inferiores, não haveria razão para a terceirização.

     Por outro lado, se os custos para fazer este tipo de serviço forem superiores ou mesmo apenas semelhantes aos custos de terceirizar a obra, porque manter operante a estrutura da usina de asfalto?

       Continuamos aguardando a resposta ao requerimento que fizemos, que poderá responder a estas nossas indagações.