segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Insulina


     Na última semana, fizemos alguns contatos e visitas no intuito de obtermos esclarecimentos sobre a falta de insulina nos estoques da Farmácia Municipal. 

     Visitamos a Farmácia na segunda feira, onde pudemos constatar tanto o processo de atendimento à população quanto o controle de medicamentos, estoques, armazenamento e controle individualizado de cada paciente.

     De acordo com as informações obtidas, realmente é procedente a queixa da população de que não haveria insulina disponível para os pacientes diabéticos que necessitam, na maioria das vezes diariamente, deste medicamento.

     É necessário esclarecer que este medicamento (insulina) apesar de fazer parte da lista RENAME, é fornecido pelo Governo do Estado, pois este recebe recursos para tanto, e não pela Prefeitura. 
     
     Por alguma razão (administrativa ou logísitica) a Secretaria de Desenvolvimento Regional (de Videira) não repassou a cota mensal deste medicamento ao município de Caçador, que é de cerca de 500 frascos, repassando apenas 300. Desde antes de acabarem os estoques está sendo cobrado da Regional de Videira um novo repasse, no entanto a solução até a última sexta-feira (02/08) ainda não havia sido solucionada.

     Levamos o assunto também à conversa que tivemos com a Secretária de Saúde, Sra. Luzia Michelina dos Santos, que confirmou as informações. Ao sugerirmos que o Município fizesse uma compra emergencial deste medicamento, para suprir esta necessidade, nos foi respondido que não haveria esta possibilidade, devido à destinação dos recursos federais para este fim ser direcionada ao Governo do Estado. 

     Foi solicitado um prazo, até o final da semana (02/08) para que o problema estivesse solucionado.

ATUALIZAÇÃO:

     Em nova visita à Farmácia Municipal na tarde desta segunda feira (05/08) fomos informados de que ainda na sexta, dia 02 a nova remessa de insulina havia sido entregue pela Gerência Regional de Saúde, regularizando e normalizando a situação.