quinta-feira, 25 de junho de 2015

Indicações à DITTESC


     Dentre as atribuições do trabalho como vereador está a de indicar ao Poder Executivo, e a seus órgãos subordinados, sinalizando áreas que mereçam atenção especial, seja por tratarem-se de urgências, seja pela própria importância do pleito, normalmente oriundo de solicitações da própria comunidade. Neste sentido, apresentamos algumas indicações que, apesar de termos certas ressalvas com relação ao não atendimento das mesmas por parte do Poder Executivo, ao menos não na velocidade com que desejaríamos, são importantes para o melhor convívio em nossa comunidade. 

     Algumas destas indicações foram direcionadas à DITTESC, para que promova, naquilo que está na sua alçada de competência, melhorias para toda a coletividade. A primeira das indicações foi no sentido de que providencie-se estudo de viabilidade e efetiva sinalização e implementação de permissão de estacionamento em apenas um dos lados da Rua Luiz Caetano Francio, Bairro Figueroa, especialmente a partir do cruzamento com a Rua Napoleão Ribeiro dos Santos, preferencialmente proibindo o estacionamento de veículos no lado sul da referida via.

     Trata-se de uma solicitação de moradores e de administradores da empresa FRAME, localizada nas imediações que, diariamente vêem-se constrangidos no livre trânsito da via com veículos estacionados nos dois lados da mesma, faltando espaço para a livre circulação em duas mãos de direção, especialmente quando se tratam de veículos de grande porte, o que ocorre inúmeras vezes por dia naquele local.

     Além disso, também solicitamos à DITTESC que providencie, com urgência, à repintura e readequação de Faixa de Pedestres na Rua Domingos Sorgatto, Próximo ao trevo de acesso à Rodovia Honorino Moro. 

     Aliás, utilizamo-nos desta indicação para lembrar que, ainda no mes de abril, foi trazida até a Câmara de Vereadores a notícia que até o dia 20 (de abril!!!) seria trazido até a cidade um caminhão especializado em pinturas urbanas, que faria a re-sinalização de todas as Faixas de Pedestres da cidade, que encontram-se absolutamente precárias ou mesmo inexistentes. 

      Sempre fui favorável a que se fizesse um estudo de aplicabilidade de materiais mais duradouros que apenas a tinta para a demarcação de Faixas de Pedestres, no intuito de torná-las mais duráveis. No entanto, se for para esperar até o final do ano ou mais para que este serviço aconteça, é melhor não abandonar o velho "rolinho" e fazer urgentemente a demarcação destes importantíssimos equipamentos urbanos. 

     No caso específico solicitado, a passagem é diariamente utilizada por transeuntes, em sua maioria crianças, alunos da Escola Municipal de Ensino Básico Walsin Nunes Garcia, no Bairro Figueroa, que expõem-se a riscos que poderiam ser minimizados. 

    Ainda em relação à DITTESC, solicitamos, mais uma vez que providencie o estudo e aplicação de medidas preventivas de acidentes na esquina das ruas Herculano Coelho de Souza, Argentina e Bolívia, nas proximidades do Edifício Centro Médico. Tais medidas poderiam incluir, desde o aumento no redutor de velocidade existente na Rua Herculano Coelho de Souza, acima do referido entroncamento, um incremento na sinalização vertical, de acordo com o modelo do CONTRAN, com os dizeres – ATENÇÃO – Cruzamento Perigoso, (Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito – Volume II – Sinalização Vertical de Advertência - Item 6) sinalização horizontal, com a pintura de Marcação de Área de Conflito (Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito – Volume IV – Sinalização Horizontal - Item 6.6) no cruzamento e, especialmente, a adoção da indicação realizada por esta casa no sentido de fazer das áreas críticas, próximas à esquinas como áreas de estacionamento exclusivo para motocicletas, permitindo com isto uma melhor visibilidade do local. 

     Este é um caso emblemático que demonstra como a inação pode levar a repetidos problemas. Esta esquina já foi palco de inúmeros acidentes automobilísticos que, a despeito de a maioria ter sido causada por absoluta desatenção dos condutores, também encontra suas causas no grande afluxo de veículos e especialmente na dificuldade de visualização existente nesta esquina.

     Uma rápida pesquisa demonstra os múltiplos casos ocorridos naquele local e que demonstramos aqui. 



  
     Os veículos provenientes da Rua Argentina, que pretendem cruzar a Rua Herculano Coelho de Souza, ou então adentrá-la, têm sua visibilidade reduzida devido aos veículos estacionados junto ao Edifício Centro Médico. Medidas que alertem aos condutores do risco inerente do local, somadas à medidas que aumentem esta visibilidade poderiam atuar preventivamente em acidentes e incidentes que causam prejuízos materiais e podem causar também lesões e vítimas.

     A atuação do Poder Público Municipal faz-se necessária nesta ocasião, estando à frente dos problemas e não apenas atuando após sua ocorrência.