Tivemos, nesta segunda-feira, a ocorrência do "levantamento" da sessão ordinária da Câmara. Este é um procedimento previsto no Regimento Interno que prevê em seu Art. 72, § 5º que:
"As reuniões serão levantadas, antes de finda a hora a elas destinada nos seguintes casos:
...
II - em homenagem à memória de pessoas falecidas;..."
Como já ocorreu por outras duas vezes neste ano de 2013, nos dias 13/05, 20/05, além desta do dia 09/09, ocorreram falecimentos dos Srs. Domingos Brusco, Sílvio Linhares e Altivo Luiz Amorim, respectivamente. Todos ex-vereadores do município de Caçador e que certamente têm um rol incontestável de realizações e de serviços prestados ao Município.
Entretanto, sem cometer nenhum tipo de desrespeito ou injustiça com a memória dos homenageados, fizemos uma sugestão à Mesa Diretora da Câmara para que crie-se uma comissão que estude aprofundadamente este tópico, verificando a possibilidade de uma alteração regimental que viabilize a homenagem, sem a necessidade do levantamento da sessão.
Para os que não têm um conhecimento mais aprofundado do funcionamento das sessões, quando ela é levantada, significa que todos os vereadores estão presentes, é dada a abertura dos trabalhos, lido um breve curriculum do homenageado e, em sua memória, os trabalhos são interrompidos e nenhuma discussão ou votação acontece naquele dia.
Em nossa opinião, e declaramos isto durante a sessão, acreditamos que seria muito melhor e talvez, até os próprios homenageados concordassem que uma homenagem muito mais justa seria a continuidade dos trabalhos, uma forma de dizer: "estamos dando continuidade ao trabalho iniciado por nosso homenageado".
É claro que este assunto merece ser melhor aprofundado e debatido, pois mexe com certas suscetibilidades de famílias enlutadas e sempre teremos opiniões favoráveis e contrárias. Todavia, argumentamos esta questão com o exemplo do ocorrido nesta semana em que o Projeto que autoriza à Prefeitura Municipal a transferir recursos ao Hospital Maicé teve que esperar um dia a mais para passar pela segunda sessão de votação, ser votado e finalmente liberado. Este é apenas um dos exemplos do que pode estar sendo desperdiçado com esta maneira de homenagear a estes importantes cidadãos.
É lógico que o trabalho dos vereadores não se limita às sessões, vai muito além delas, mas é no Plenário que as decisões acontecem e são postas em prática.
Em nosso entender, outras formas de homenagens, como o próprio prosseguimento da sessão, seriam mais honrosas e de maior destaque aos homenageados.
Segue o vídeo com a entrevista ao portal Notícia Hoje que concedemos após a sessão.
Segue o vídeo com a entrevista ao portal Notícia Hoje que concedemos após a sessão.