segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Convênio com o Hospital Maicé


     A Câmara de Vereadores de Caçador deu provas, mais uma vez, na semana em que passou, do seu comprometimento com as questões ligadas à saúde pública em nosso município. 

     Somos conhecedores da difícil situação enfrentada pelo Hospital Maicé, único Hospital da cidade e que corria o risco até mesmo de fechar as portas. 


     Em uma louvável iniciativa, as Irmãs da congregação dos Santos Anjos abriram as portas da entidade para a criação de um Conselho Consultivo que, desde o mês de junho vem obtendo resultados com a adoção de novas práticas administrativas e exercendo sua influência junto às esferas de governo para as liberações de recursos que viabilizem o Hospital, não apenas num momento emergencial, mas tragam sustentabilidade econômica para que este mantenha suas atividades e ofereça à população um atendimento digno e de qualidade, tornando-se inclusive referência em diversas especialidades.

     Depois de dar entrada na Casa Legislativa na segunda-feira, a matéria foi analisada em forma de urgência na tarde desta terça-feira, 3, pelas comissões técnicas. Alguns ajustes foram necessários para que o projeto fosse votado durante a sessão, que contou com a presença de integrantes do Conselho Consultivo e diretoria do Hospital Maicé.

     As adequações do projeto diziam respeito à observância de dispositivos legais e de readequações no orçamento da Prefeitura Municipal. Ainda que tenhamos todo o desejo de solucionar com brevidade as questões que chegam à Câmara, é imprescindível que se observem todas as normas legais para que não incorramos na criação de novos problemas.

     Na mesma sessão, tivemos a explanação do Presidente do Conselho Consultivo do Hospital, Sr. Leonir Tesser. Pudemos acompanhar as explanações e fazer comparações com a situação apresentada no mês de junho, levantando alguns questionamentos, especialmente no tocante à liberação efetiva de recursos que, como infelizmente é comum em questões governamentais, existe uma diferença entre o anúncio dos recursos e a efetiva chegada dos mesmos. Neste sentido, a aprovação do projeto significa o primeiro real aporte de recursos que o Hospital receberá após a posse do Conselho Consultivo. Outros recursos virão, já estão anunciados, mas ainda aguardando a liberação.

     Nossos questionamentos são feitos no sentido de colaboração e de aclaramento de questões para que a transparência e a aplicabilidade destes recursos reverta de forma direta à população. Parabenizamos a iniciativa e o dinamismo do Conselho, nas pessoas de seu presidente, Leonir Tesser, e do Presidente da ACIC, Henrique Basso que, emprestando seu empreendedorismo, competência e transparência, certamente representam e serão um divisor de águas na história de nosso Hospital.