Recentemente tivemos a oportunidade de pronunciarmo-nos a respeito da obra realizada ao longo da Rodovia Normando Tedesco, que liga a empresa Tedesco ao Bairro Berger.
Trata-se da calçada que foi construída na via, objetivando uma maior segurança aos pedestres que transitam por aquele local. A obra está muito bem realizada, com boa qualidade de acabamento, no entanto, foi construída junto à pista de rolamento, sem nenhum espaço para acostamento ou mesmo maior espaço para que caminhões maiores efetuem as curvas sem necessidade de invadir a pista contrária.
Ao longo de cerca de 1.800 metros, existe apenas um refúgio que serve como ponto de ônibus, no restante a calçada está localizada a menos de 30 centímetros da via por onde transitam os veículos.
Além das verificações no local, fizemos diversos contatos para obtermos maiores informações sobre a obra. Com estas pesquisas, descobrimos que a obra faz parte da chamada "Nova Travessia de Caçador", tendo como responsável a empresa VIGA, vencedora do processo licitatório. Um processo tocado pelo Governo do Estado e executado por esta empresa.
Chamou-nos a atenção, entretanto, que não há ninguém na Administração Pública Municipal que tenha maiores informações sobre a obra, não há acompanhamento, não há sugestões ou determinações por parte da Prefeitura, não houve audiências públicas com os lindeiros da obra.
Fizemos estas considerações não por sermos contrários ao progresso ou ao desenvolvimento. Apenas pensamos que devam ser tomados alguns cuidados para que haja alguém acompanhando os projetos e as execuções desta importante obra em que serão investidos cerca de 25 milhões de reais.
Em relação à calçada da via, infelizmente já não há o que fazer. A obra está concluída. No entanto, deixamos a solicitação para o acompanhamento por parte da Prefeitura, mais especificamente do IPPUC, para que o restante da "Nova Travessia" não incorra em erros semelhantes, afinal mesmo a obra sendo do Governo do Estado, seus efeitos se farão sentir em Caçador.