domingo, 8 de fevereiro de 2015

Início de Fevereiro

   
     Conforme o esperado, o mês de fevereiro iniciou a todo vapor, com as atividades da Câmara propriamente dita, e também atividades paralelas que fazem parte de nosso dia a dia do exercício da atividade de vereador. Participamos na segunda-feira, dia 2, da abertura dos trabalhos do evento que marcou o início do ano letivo junto aos professores da Secretaria Municipal de Educação.


     O evento mobilizou aproximadamente 700 profissionais da educação, que estiveram reunidos no Auditório da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp). Penso ser de suma importância eventos deste tipo, pois são uma oportunidade para a Secretaria apresentar diretamente a todos os envolvidos, seus planos, metas e ações para o ano que se inicia. 

     Chamou-nos muito a atenção o pronunciamento do secretário da educação, Sr. Paulo Gonçalves, ao relatar que, graças ao apoio de todos os envolvidos, tivemos no final do ano passado um marco na educação municipal em Caçador, com a aprovação do Plano de Carreira, Cargos e Salários da Educação. No entanto, certamente não podemos ficar restritos a isto. É necessário que haja um direcionamento dos trabalhos, para que as notas do município no Ideb, que terá novas provas aplicadas no final deste ano de 2015, sejam melhoradas e isto só se consegue com um planejamento de longo prazo e um comprometimento profundo dos professores. 

     Desde o ano passado temos cobrado ações como esta, para que nosso município alcance ao menos a condição de ser um dos municípios acima da média estadual e nacional. É um sonho possível e que lutaremos juntos para atingi-lo. 

      Durante o recesso das atividades da Câmara estivemos algumas vezes em contato com a administração da Secretaria de Educação, quando buscamos verificar alguns problemas que estariam acontecendo em algumas creches, no que fomos muito b atendidos, em um primeiro momento pela secretaria adjunta, Sra. Mari Morona, e na seqüência por toda a equipe da Secretaria, resolvendo os assuntos. 

     À tarde, participamos do evento de abertura dos trabalhos da câmara, promovido pela  nova Mesa Diretora, que reuniu diversas lideranças de nossa cidade. Ainda que não compartilhemos da opinião que estes eventos sejam tão imprescindíveis assim, aproveitamos a oportunidade para, em nome de nosso partido, o DEM, colocamo-nos à disposição para ouvir os anseios da comunidade, além das reivindicações e projetos vindos do Executivo e também os oriundos dessa Casa para poder refletir em grandes mudanças que nossa cidade tanto precisa. 



     Ainda na segunda-feira, teve início a 3ª sessão legislativa da atual legislatura, com o pronunciamento do Prefeito Municipal, com sua mensagem de início de ano. Apresentou as ações e realizações já alcançadas e também um pouco dos planos futuros, nos quais estamos sempre buscando auxiliar, sempre que entendermos como benéfico ao município, independentemente de situação ou oposição. Lamento apenas que o tom utilizado pelo Prefeito em seus pronunciamentos na Câmara seja, como de costume, um tom que oscila entre o cabisbaixo e o agressivo, não agregando e não motivando. De qualquer maneira, continuaremos desempenhando nosso papel de legisladores e fiscalizadores, sempre com o objetivo maior de lutar pelas causas de Caçador. 


     Ainda nesta primeira sessão, realizamos as discussões e negociações para a composição das Comissões da Câmara, sendo que ficamos, desta vez, como integrantes da comissão de Legislação, Justiça e Redação. Esta comissão é responsável por avaliar a legalidade e a adequação de todos os projetos de lei que tramitam na câmara, sendo a primeira comissão a opinar em todos os projetos. Tal nomeação nos deixou muito felizes e conscientes da responsabilidade que assumimos, fazendo o melhor por nossa comunidade.