Estivemos reunidos, na última segunda feira (09/02) com o Núcleo de Transportes da ACIC, que solicitou apoio da Câmara Municipal para resolver um problema antigo no centro de Caçador. A necessidade de espaços exclusivos para a carga e descarga nos estabelecimentos comerciais do Município foi discutida na sede da associação.
Foi levantado pelos integrantes do núcleo, um problema antigo que atinge especialmente a região central de nossa cidade, a ausência de locais específicos para procedimentos de carga e descarga de mercadorias, o que gera duas situações:
Por um lado, a operação de carga e descarga acontece atrapalhando o trânsito e o deslocamento de pessoas, interferindo na rotina da cidade.
Por outro, as vagas de estacionamento, já tão restritas em nossa cidade, acabam sendo ocupadas em sua totalidade, não permitindo ao transportador e ao comerciante o desenvolvimento normal de suas atividades.
Segundo o estudo prévio demonstrado pelos integrantes do Núcleo, a necessidade de regulamentação envolveria especialmente as áreas centrais de maior movimentação do comércio, a saber:
Avenida Barão do Rio Branco
Rua Carlos Sperança
Avenida Senador Salgado Filho
Rua José Boiteux
Apesar de há muito tempo aguardarmos a tão esperada contratação de um engenheiro de tráfego, que possa realizar um estudo de todo o sistema de trânsito de nossa cidade, que já foi comentado em diversas postagens deste blog, temos urgência em resolver este problema, mesmo sabendo que estaremos atuando pontualmente.
Assumimos pessoalmente a responsabilidade de analisar e encaminhar para estudo do grupo a legislação referente ao assunto, tanto em âmbito nacional, quanto as legislações municipais de cidades vizinhas e, evidentemente, de Caçador. O resultado deste estudo, junto com novas conversações com as demais entidades envolvidas (ACIC, CDL, AMPE e DITTESC) já está marcado para acontecer nesta sexta feira (13/02), onde novos avanços devem acontecer.
Os integrantes do Núcleo buscaram o apoio da Câmara de Caçador para esse projeto, e de antemão nos colocamos à disposição para essas iniciativas, em prol do que for melhor para a cidade. Nosso compromisso é o de encontrar na legislação pertinente ao caso, o melhor meio termo para todos os envolvidos nesse assunto.
“Hoje a nossa reunião se deu pela presença dos vereadores que vieram participar e dar a sua contribuição, acredito que tivemos um grande passo em termo de nucleado do transporte no que se refere a mobilidade urbana”, destaca Francisco Carlos Midginski, coordenador do Núcleo de Transportadores da ACIC.
Participaram ainda do encontro os associados do Núcleo de Transportes da ACIC: Felipe Negri, Maurício Souza, Evandro Galvan, Wellington de Borba e Cristian Scheffemacher.