A segunda sessão
ordinária de 2015 foi bastante movimentada. Apesar de ainda não haver projetos
de lei aptos a seguirem para plenário para votação, pois ainda não há
manifestação de comissões a este respeito, tivemos a oportunidade de tecer
vários comentários sobre diversos assuntos do interesse de nossa comunidade.
Iniciamos nosso
pronunciamento, citando o acompanhamento que fizemos das obras de prevenção às
enxurradas no bairro Martello, novamente
um dos mais atingidos pelas consequências das enxurradas do início do ano, que
já estão se tornando tradicionais e, portanto, previsíveis. As obras foram
executadas alterando tubulações, desentupindo bueiros, removendo entulhos, lama
e, especialmente, lixo.
É mais do que
hora de lançar uma campanha maciça em todos os meios, rádio, jornais, campanha
nas escolas, com o ano letivo prestes a iniciar-se, uso de outdoors, outdoors
eletrônicos, que a prefeitura tem, por contrato, o direito de inserir
publicidade institucional, para conscientizar a população dos problemas da
destinação incorreta do lixo. Os moradores destas áreas afetadas sentiram em
suas peles as consequências deste descaso de alguns que acaba prejudicando a
cidade como um todo. É necessário que todos sintam-se responsáveis pela cidade,
com seus aspectos positivos e negativos e dentre estes, um dos mais importantes
é a questão do descarte irregular do lixo.
Durante o
trabalho executado pela Infra, conversando in loco com a Secretária Denise,
pudemos perceber que um dos grande problemas
enfrentados nesta área é exatamente descobrir onde está a tubulação existente,
pois não há qualquer tipo de registro desta informação, em que lado da rua,
qual o diâmetro, que material, quando foi feita, nada existe. É o tipo de
informação que certamente traria grandes benefícios para que os trabalhos
fossem mais rápidos e eficientes.
Uma espécie de
“mapa” do subsolo da cidade, em conjunto com informações de água e esgoto,
cabos elétricos ou telefônicos e qualquer outra informação que pudesse constar
neste documento. A partir de um cadastramento realizado pela prefeitura, todas
as empresas concessionárias dos diversos serviços teriam a obrigação de
informar e atualizar os registros de suas atividades, fazendo com que o mapa
fosse o mais completo possível.
Mas isso não é
tudo. Além de não possuir as informações de trabalhos do passado, dependendo às
vezes de informações única e exclusivamente de moradores mais antigos das
imediações, os trabalhos que são executados atualmente também não são
adequadamente anotados e descritos, perpetuando o problema. De acordo com a
Secretária, isso acontece por falta de um profissional que execute este
trabalho “de escritório” na Secretaria. A equipe é formada quase que
exclusivamente por pessoal operacional e não de planejamento e controle. É
necessário que se ache uma solução para o caso, seja com a incorporação de um
servidor específico para a Secretaria ou então que haja uma melhor comunicação
entre Infraestrutura e IPPUC, para que os técnicos deste último possam prestar
serviço à primeira, integrando o que é um só serviço público municipal.
Fizemos este
comentário, direcionado diretamente ao Prefeito Municipal, presente à Sessão,
para que tenhamos o mais brevemente possível o atendimento a esta necessidade
básica de melhoria do serviço público prestado pela Infraestrutura.