domingo, 8 de fevereiro de 2015

Melhorias para a Infraestrutura


     A segunda sessão ordinária de 2015 foi bastante movimentada. Apesar de ainda não haver projetos de lei aptos a seguirem para plenário para votação, pois ainda não há manifestação de comissões a este respeito, tivemos a oportunidade de tecer vários comentários sobre diversos assuntos do interesse de nossa comunidade.

     Iniciamos nosso pronunciamento, citando o acompanhamento que fizemos das obras de prevenção às enxurradas no bairro Martello,  novamente um dos mais atingidos pelas consequências das enxurradas do início do ano, que já estão se tornando tradicionais e, portanto, previsíveis. As obras foram executadas alterando tubulações, desentupindo bueiros, removendo entulhos, lama e, especialmente, lixo.

     É mais do que hora de lançar uma campanha maciça em todos os meios, rádio, jornais, campanha nas escolas, com o ano letivo prestes a iniciar-se, uso de outdoors, outdoors eletrônicos, que a prefeitura tem, por contrato, o direito de inserir publicidade institucional, para conscientizar a população dos problemas da destinação incorreta do lixo. Os moradores destas áreas afetadas sentiram em suas peles as consequências deste descaso de alguns que acaba prejudicando a cidade como um todo. É necessário que todos sintam-se responsáveis pela cidade, com seus aspectos positivos e negativos e dentre estes, um dos mais importantes é a questão do descarte irregular do lixo.

     Durante o trabalho executado pela Infra, conversando in loco com a Secretária Denise, pudemos perceber  que um dos grande problemas enfrentados nesta área é exatamente descobrir onde está a tubulação existente, pois não há qualquer tipo de registro desta informação, em que lado da rua, qual o diâmetro, que material, quando foi feita, nada existe. É o tipo de informação que certamente traria grandes benefícios para que os trabalhos fossem mais rápidos e eficientes.



     Uma espécie de “mapa” do subsolo da cidade, em conjunto com informações de água e esgoto, cabos elétricos ou telefônicos e qualquer outra informação que pudesse constar neste documento. A partir de um cadastramento realizado pela prefeitura, todas as empresas concessionárias dos diversos serviços teriam a obrigação de informar e atualizar os registros de suas atividades, fazendo com que o mapa fosse o mais completo possível.

     Mas isso não é tudo. Além de não possuir as informações de trabalhos do passado, dependendo às vezes de informações única e exclusivamente de moradores mais antigos das imediações, os trabalhos que são executados atualmente também não são adequadamente anotados e descritos, perpetuando o problema. De acordo com a Secretária, isso acontece por falta de um profissional que execute este trabalho “de escritório” na Secretaria. A equipe é formada quase que exclusivamente por pessoal operacional e não de planejamento e controle. É necessário que se ache uma solução para o caso, seja com a incorporação de um servidor específico para a Secretaria ou então que haja uma melhor comunicação entre Infraestrutura e IPPUC, para que os técnicos deste último possam prestar serviço à primeira, integrando o que é um só serviço público municipal.

     Fizemos este comentário, direcionado diretamente ao Prefeito Municipal, presente à Sessão, para que tenhamos o mais brevemente possível o atendimento a esta necessidade básica de melhoria do serviço público prestado pela Infraestrutura.