Merece
destaque, e uma postagem específica para isto, o recebimento de resposta, no
dia 10/12/14, a um requerimento que executamos ainda no mês de maio de 2013,
acerca de informações a respeito do projeto técnico da “Nova Travessia” de
Caçador.
Todos sabemos
que trata-se de uma obra estadual e que, portanto, foge à alçada da Câmara
Municipal a sua fiscalização. No entanto, é uma importantíssima obra de
mobilidade urbana em nossa cidade que trouxe, traz e trará muitas consequências
a toda a população que diariamente utiliza-se daquelas vias para seus
deslocamentos e não poderíamos ficar à margem deste projeto.
Desta maneira,
diante de várias questões que nos preocupavam solicitamos estas informações,
que só chegam agora, com mais de 83% da obra concluída, segundo relatório da
própria empresa que executa a obra. Vimos grandes problemas na sua execução,
como um excesso de largura de calçadas, a inexistência de acostamentos em
grandes extensões da rodovia, a excessiva distância entre os pontos de retorno,
apenas no PETI e no Posto Esplanada, a ausência de opções de travessia para
pedestres em grandes distâncias, a passagem subterrânea, a não proteção
provisória do espaço entre as pistas, que causou mais de um acidente, inclusive
com vítimas fatais.
Necessitávamos
destas informações técnicas para que pudéssemos ter solicitado providências que
agora, com a obra praticamente concluída, não são mais possíveis.
Destaque-se
que esta demora nas informações não se deveu a algum problema ou empecilho no
âmbito da 10ª SDR e sim na própria Secretaria de Infraestrutura, que emitiu
documento no dia 08/12/14 e no dia 10 deste mesmo mês já estava a documentação
em nossas mãos, tendo recebido a análise do Secretário de Desenvolvimento
Regional, Sr. Imar Rocha.
Não serei
daqueles que só vêem defeitos em uma obra tão grandiosa e tão importante para
nossa cidade. É mister visualizar que os investimentos aqui realizados pelo
Governo do Estado são vultosos e certamente trarão progresso e desenvolvimento
para nossa cidade, apenas gostaríamos de ressaltar que poderíamos ter
contribuído para um melhor andamento da obra e que o seu resultado fosse ainda
mais completo e efetivo. Provavelmente, na situação em que será finalizada a
“Nova Travessia”, brevemente tenhamos que realizar (talvez às expensas do
próprio município, o que torna tudo mais difícil) adequações e alterações que
poderiam ter sido evitadas inicialmente.