Efetuamos requerimento, aprovado pelos demais vereadores, solicitando que se oficie ao Dr. Élito Araújo, presidente do Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina (CRO-SC), recomendando e solicitando que seja instalada na cidade de Caçador a futura Delegacia Regional deste órgão, na região meio oeste.
Além de todo o atendimento da classe odontológica, de uma forma mais próxima e mais presente, um dos motes deste conselho, especialmente nesta administração, a vinda de uma delegacia regional para nossa cidade representará o atendimento direto e estreito a um número de 143 profissionais da área odontológica, contando apenas os inscritos residentes em nossa cidade, sendo que ao envolvermos os municípios circunvizinhos, apenas os mais próximos, numa distância não superior a 50 km, chegamos ao total de quase 300 profissionais.
Nossa cidade, em pleno vale do Contestado, tem uma população de mais de 75 mil habitantes, um serviço público de saúde bucal contemplado com CEO e um total de 13 unidades básicas de saúde com atendimento odontológico. A implantação do PSF com cirurgiões dentistas presentes e atuantes ainda é uma luta que aos poucos vem sendo vencida.
Contamos com a presença de uma universidade, com mais de 50 anos história e atuação, evoluindo de uma fundação educacional (FEARPE), passando por uma universidade no sistema multi-campi (UnC), e atingindo o estágio atual de uma universidade plena e atuante no ensino, pesquisa e extensão comunitária, com cursos em diversas áreas e agora com raízes sólidas e genuinamente caçadorenses (UNIARP).
A existência desta universidade, envolvida pela cidade, com um conselho curador e consultivo formado por pessoas extraídas do próprio seio da comunidade, certamente facilita e colabora, possibilitando inclusive a implantação, ainda que provisória, da sede da futura delegacia regional nas próprias dependências da UNIARP, que já se dispôs em colaborar também neste aspecto.
Sobre estas possíveis parcerias, a articulação política também é facilitada. Um dos vereadores integrantes desta casa é cirurgião dentista, naturalmente sensível às causas defendidas por sua instituição e já temos estabelecido contatos com o senhor prefeito municipal, no sentido de viabilizar possibilidades e facilidades para a futura instalação definitiva desta sede.
Nossa cidade situa-se estrategicamente posicionada no meio-oeste catarinense, sendo a segunda maior cidade de SC a oeste da BR 116, dispomos de 4 ligações asfálticas, a leste com a cidade de Lebon Régis, com destino à BR 116, ao norte com o município de Calmon, com destino a Porto união e a divisa com o estado do Paraná. A oeste com o município de Água Doce, rumo à BR 153 (transbrasiliana) e finalmente ao sul com o município de Rio das Antas, com destino às cidades de Videira, Joaçaba e todo o vale do Rio do Peixe. Dispomos de aeroporto cada vez mais equipado e modernizado e que é considerado como uma das melhores pistas para pousos e decolagens de toda a região sul do país devido à sua altitude, geografia e condições climáticas, tornando praticamente inexistentes as ocorrências de fechamento de pista deste aeroporto.
Verões quentes e invernos rigorosos fazem parte do modo de vida da população, fazendo com que nossa gente saiba tanto como aquecer aos visitantes com uma calorosa acolhida, quanto mitigar o cansaço dos amigos com uma agradável brisa e sombra ao entardecer.
Terra de gente sofrida e trabalhadora, desde a época da Guerra do Contestado, ocorrida em nossas paisagens, nossa cidade e região precisam e merecem investimentos e destaque das instituições de âmbito regional, estadual e nacional.
A vinda da delegacia regional deste conselho para nossa cidade tem, além do apoio desta casa legislativa, uma forte e intensa expectativa da classe odontológica de nossa cidade e região, de maneira que solicitamos sua análise com especial atenção para este pleito que endossamos.
Trata-se de um importante pleito da comunidade odontológica caçadorense, bem como de toda a região. Ao endossarmos um pedido como este estamos, além de buscando o desenvolvimento de nossa cidade, tornando-a um pouco mais próxima dos centros de decisão estaduais.