Na sessão do dia 13/02, apresentamos quatro indicações referentes ao trânsito de Caçador. Temos plena consciência de que um adequado e especializado diagnóstico, planejamento e execução de alterações no trânsito como um todo, realizado por empresas com capacidade técnica para esta tarefa, é necessário e mesmo urgente. No entanto, estes processos, entre contatos, licitações e a própria execução do trabalho são processos caros e demorados. Entendemos que alterações pontuais, sempre discutidas com os usuários das vias, podem e devem ser implementadas como soluções paliativas que melhoram, ainda que pontualmente, o sistema de trânsito de nossa cidade. Desta forma, nossas indicações foram:
Indicação 32/2013
Trata da adequação de sinalização vertical e horizontal transformando as ruas Fernando Machado e Benedito Ponciano, que são ruas praticamente contínuas, em via preferencial e deixando a Rua Luis Simas (Ponte do Trabalhador) como via secundária.
O sistema adotado anteriormente, com uma rótula, atrapalhava o trânsito de veículos e não deixava claro qual a preferencial da via, pois a rótula era extremamente pequena. A transformação em vias preferencial e secundária dará melhor fluidez ao trânsito daquela região.
Ressaltamos, já durante a sessão, nosso contentamento com o sistema que adotamos desde o início do ano de conversar com os setores competentes da Prefeitura antes mesmo de realizar as indicações, vendo que esta sugestão que apresentamos já está sendo implantada pela DITTESC.
Indicação 32/2013
Trata da adequação de sinalização vertical e horizontal transformando as ruas Fernando Machado e Benedito Ponciano, que são ruas praticamente contínuas, em via preferencial e deixando a Rua Luis Simas (Ponte do Trabalhador) como via secundária.
O sistema adotado anteriormente, com uma rótula, atrapalhava o trânsito de veículos e não deixava claro qual a preferencial da via, pois a rótula era extremamente pequena. A transformação em vias preferencial e secundária dará melhor fluidez ao trânsito daquela região.
Ressaltamos, já durante a sessão, nosso contentamento com o sistema que adotamos desde o início do ano de conversar com os setores competentes da Prefeitura antes mesmo de realizar as indicações, vendo que esta sugestão que apresentamos já está sendo implantada pela DITTESC.
Indicação 33/2013
Trata da criação de mão dupla de direção na travessa que liga as Ruas Osório Timmermann e Benedito Ponciano.
A mão única de direção existente atualmente apenas traz mais veículos para a rua do Parque Central. A largura da via permite perfeitamente que a mão dupla seja implementada e este fato geraria uma nova alternativa aos veículos que se dirigem ao centro da cidade.
Indicação 34/2013
Trata do retorno à mão dupla de direção na Rua Nereu Ramos, no trecho compreendido entre as ruas Benjamin Constant e Carlos Sperança.
Depois de várias análises e em contato com moradores e comerciantes da Rua Carlos Sperança, pudemos perceber que as alterações efetuadas, que tornaram obrigatório a quem transita pela Rua 7 de Setembro virar à esquerda naquele ponto, acabam congestionando o semáforo luminoso existente logo à frente. A Rua Nereu Ramos tem largura suficiente para abrigar o trânsito em mão dupla e a fluidez do trânsito naquele local justificaria esta mudança. Esta questão suscitou várias discussões entre os vereadores, havendo os que manifestaram-se contrários à alteração.
Vemos com bons olhos esta discussão, feita com todo o respeito e civilidade, pois demonstra o interesse e a participação que têm sido a tônica dos trabalhos da Câmara neste início de legislatura. Mesmo com 4 votos contrários, a indicação foi aprovada.
Indicação 35/2013
Trata da readequação da rótula que dá acesso ao bairro DER (a famosa "rótula quadrada") solicitando um procedimento simples para que, ainda que paliativamente, retorne o trânsito aos moldes anteriores.
Baseado em nossos contatos pessoais diretos com o Secretário de Estado da Infraestrutura e seu pessoal auxiliar e de posse das informações repassadas pela Prefeitura de Caçador, pudemos perceber que a readequação definitiva deste espaço depende, coerentemente, da construção da galeria pluvial abaixo da rótula. Não faria sentido gastar agora para ter que destruir depois. A construção da galeria é um processo demorado e caro. Portanto, parece-nos óbvio e simples fazer com que o trânsito volte a fluir da mesma forma que acontecia antes da instalação dos bloqueios de ruas que não agradam a ninguém e prejudicam sobremaneira o trânsito naquele local.