Na sessão do dia 13/02 apresentamos algumas indicações ao Poder Executivo Municipal, que tratam do sempre presente assunto da segurança pública em nossa cidade. São elas:
Indicação nº 30/2013
Trata da re-instalação do sistema de Câmeras de vigilância nas ruas da cidade.
Sabemos que Caçador já foi
referência estadual no quesito segurança pública, especialmente com o
funcionamento do sistema de vigilância por câmeras instalado nas ruas do centro
da cidade. Diversas reportagens em veículos de comunicação locais foram veiculadas
acerca das visitas que a cidade recebia de profissionais da área de segurança
dos municípios de Chapecó, Brusque, entre outros, que buscavam informações para
implantação do mesmo sistema em suas cidades.
Especialmente agora, em que enfrentamos um recrudescimento da violência no estado de SC, uma onda de roubos de veículos e recentes episódios até mesmo de assaltos à mão armada, o sistema de câmeras de vigilância seria um grande auxílio às forças policiais (preventivas, repressivas e investigadoras) pois além de inibir a ação de malfeitores, contribuiria, e muito, nas investigações.
O sistema que existia foi perdido ou desmantelado, quando o que deveria ser feito, e é o que propomos com esta indicação, seria o paulatino aumento de áreas cobertas pelo sistema de vigilância. Acreditamos que a DITTESC seja o órgão preparado e estruturado para controlar o sistema e prestar as informações, em tempo real ou através de gravações, para todos os órgãos envolvidos.
Indicação nº 31/2013
Trata da re-implantação do sistema de controle de placas de veículos nas principais vias de acesso à cidade, na SC – 451 (saída para Taquara Verde), SC – 302 (saída para Lebon Régis e saída para Porto União), SC – 303 (saída para Rio das Antas).
Esta indicação fica justificada pois a crescente onda de furtos de veículos, associada à sempre presente preocupação com abusos de velocidade justificam por si a re-implantação de um sistema que operava em nossa cidade com ótimos resultados. A existência de um sistema de registro de placas que transitam nas entradas/saídas do município torna muito mais difícil a ocorrência de furtos ou outros crimes e, mesmo que não os coíba completamente, dá condições às forças da segurança pública de melhor direcionar esforços para a captura dos malfeitores.
Além disso, a associação com o controle eletrônico de
velocidade melhora sobremaneira os aspectos de segurança nos trechos em que
estão instalados estes controladores eletrônicos.