No último dia 26, tivemos a oportunidade de participar, em Brasília, no Congresso Nacional, da instalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bombeiros Voluntários.
Trata-se de uma iniciativa do Deputado Federal de Santa Catarina, Marco Tebaldi, que, mesmo no início dos trabalhos, já conta com o apoio e participação de Deputados e Senadores de vários partidos políticos e de vários estados brasileiros.
Cito alguns, que tivemos a oportunidade de fazer contatos, especialmente os Deputados e Senadores catarinenses: Senador Paulo Bauer, partícipe da Frente Parlamentar, além dos contatos com os Senadores Dário Berger e Dalírio Bebber, Deputados catarinenses Marco Tebaldi, Valdir Colatto, Geovânia de Sá, Esperidião Amin, Mauro Mariani, e os Deputados de outros estados da federação como Jerônimo Goergen (RS), Lincoln Portela (MG), Vicentinho (SP), Carlos Henrique Gaguim (TO), Renato Molling (RS) e Rubens Bueno (PR).
Também se fizeram presentes os deputados estaduais de Santa Catarina, Valdir Cobalchini e Darci de Matos.
Neste evento, estivemos acompanhados do Vereador Jorge Savi, do Presidente da Associação de Serviços Voluntários de Caçador, Sr. Valdemar Fabiani, do vice-presidente Angleoberto Colla, do Sr. Alfieri Freiberger, do comandante Anderson Caetano de Souza, sub-comandante Alexandro José Kimita, José Ricardo dos Santos Denardi e Evandro Colla.
Entidades de bombeiros voluntários de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais estiveram presentes, sendo que Santa Catarina com representantes de Joinville e Caçador.
Esta importante iniciativa começa a discutir, em nível nacional, o que é o mais importante, o aspecto da adequação legislativa que precisa acontecer para que não haja mais questionamentos acerca da legalidade e da liberdade de atuação dos Bombeiros Voluntários, que há tantos anos têm desempenhado um excelente serviço em Caçador e em diversas outras localidades.
Recentemente, tivemos discussões bastante produtivas e proveitosas na Câmara Municipal a este respeito. Ainda, em nível estadual, temos significativas ações que visam dar apoio a estas essenciais corporações.
Entretanto, é em nível federal que estas discussões têm de acontecer. Por isso é tão louvável esta iniciativa e tão digna de nosso apoio e suporte para que tenha êxito.
O modelo de "Bombeiros Voluntários" é mais fortemente presente, no Brasil, nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Todavia, tivemos a presença, no lançamento desta Frente Parlamentar, de representantes de cidades destes estados já citados e também de outros estados da federação que, declaradamente inspirados no modelo catarinense, também estão iniciando estes movimentos em seus estados. Cito Minas Gerais, São Paulo e Bahia, como estados que tivemos a presença de representantes.
A atuação dos Bombeiros Voluntários é incomparavelmente mais eficiente, econômica e abrangente. A busca de cerceamento deste admirável serviço ou as tentativas de submetê-lo a uma subordinação são lamentáveis e inconcebíveis.
A existência dos Bombeiros Voluntários é o típico exemplo de que juntos podemos fazer algo significativo e mesmo grandioso. Sem termos que esperar a sempre lenta atuação do estado.
O exemplo de Santa Catarina começa a ser seguido e apresenta repercussão em nível federal com iniciativas deste tipo.
Durante a Sessão, ocorrida no Plenário 5 das Comissões da Câmara dos Deputados, tivemos a oportunidade de usar a palavra, quando comentamos acerca do exemplo da corporação que dispomos em Caçador, levando nossa imagem e a voz da comunidade caçadorense até o Congresso Nacional.
Fomos definidos, pelos próprios Bombeiros Voluntários de Caçador, como "Bombeiros sem Farda", que realizam atividades em prol da corporação, se não em ações diretas de combate e prevenções, essencialmente em nossos pensamentos e palavras, sendo definidos como "Bombeiros de Coração".
Tal definição lisonjeira muito nos honrou e tudo faremos para continuar a merecê-la.
Comentamos também, em nosso pronunciamento, o quanto nos alegra e nos deixa esperançosos a existência destas atitudes no Congresso Nacional, em defesa de um único e simples objetivo - "Permitir a esta valorosa corporação a essencial possibilidade de continuar a prestar o excelente trabalho que vem oferecendo à comunidade caçadorense".
Consideramos o resultado da viagem como extremamente positivo e, com os próximos passos que serão dados pela Frente Parlamentar, confiamos na elaboração de uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que seja efetiva e definitiva na solução deste problema que NEM PRECISARIA EXISTIR, haja visto que temos um número absurdo de municípios desassistidos por bombeiros, que poderiam contar com a presença dos valorosos bombeiros militares, ao invés de instalarem-se onde já estamos extremamente bem servidos.
Certamente é um árduo caminho até a obtenção desta solução legal, mas temos a confiança em nossos representantes que, em um tempo onde parte das discussões da principal Casa Legislativa brasileira versam sobre prisões, malfeitos, roubos e agenciamento de fugas de presidiários, ainda temos nos representando pessoas interessadas em fazer o bem e encontrar as soluções para os reais problemas do Brasil, com reflexos diretos em nossas vidas.
Temos orgulho em fazer parte deste segundo time.