quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Atividades de Janeiro


     Diversos compromissos e contratempos impediram de fazer a periódica e constante atualização deste blog desde o início de 2014. Tentaremos agora compensar este lapso, tanto para informação dos eventuais leitores deste espaço, quanto especialmente para o registro das atividades desenvolvidas.

     A primeira atividade que nos ocupou neste início de ano foi exatamente o desastre natural que se abateu sobre nossa cidade no dia 11/01 quando, após um dia de calor intenso, uma chuva, que aparentemente nada tinha de ameaçadora, começou a cair por volta das 19:00 hs. 

     De uma hora para outra em minha casa, assim como na de milhares de outras pessoas, os efeitos de tamanha quantidade de água concentrada em pouquíssimo tempo se fizeram sentir, com infiltrações e necessidades de "acudir" pontos aqui e ali.

     Perto das 23:00 hs., passada a maior parte dos problemas domésticos, comecei a perceber que certamente não era eu o único afetado pela chuva e, especialmente com a ajuda da internet, fomos informados dos acontecimentos por toda a cidade.

     Desloquei-me até a Defesa Civil, para verificar no que poderia ser útil, onde constatamos, conforme já divulgamos em coluna escrita para o Jornal Informe, a equipe de trabalho da prefeitura municipal, formada por profissionais das mais diversas áreas e setores, empenhada em resolver todos os problemas pontuais que iam surgindo. Um trabalho seguramente abnegado e que merece ser destacado e elogiado.

     Já tecemos considerações sobre a importância tanto do reparo aos danos causados pela enxurrada, quanto especialmente a importância da prevenção às consequencias de fenômenos da mesma natureza que infelizmente vêm se tornando cada vez mais frequentes. Voltaremos a este assunto por diversas vezes neste blog.

     A partir daquele momento, o foco era o de arregaçar as mangas e partir para recuperar as perdas causadas pela enxurrada. Passamos todo o mês de Janeiro em visitas a diversos pontos da cidade para tentar auxiliar nestes dois aspectos, o reparo dos estragos e a prevenção de consequencias de futuros desastres.

     Bairro dos Municípios, DER, Santelmo, Reunidas, Martello, Alto Bonito, Berger, e um infindável etc. têm necessidades urgentes e que precisam ser enfrentadas por todos, poder público, sociedade organizada e mesmo individualmente. Focaremos nossas ações neste início de ano exatamente nestas questões dos reparos e da prevenção.