Apresentamos nesta semana um requerimento formal que solicita informações a respeito do projeto da chamada "Nova Travessia de Caçador".
Formulamos este pedido especialmente devido às insistentes tentativas de conseguirmos o acesso ao projeto, sempre infrutíferas. Desta forma, não conhecemos os passos que serão dados e, devido à não realização de nenhuma reunião com os proprietários de imóveis lindeiros à obra e à não comunicação à Administração Municipal de um cronograma de obras e nem do projeto em si, ficamos apenas assistindo a esta obra ser lentamente levada adiante.
Nos últimos dias pudemos perceber a construção de uma calçada lateralmente à via, que aparentemente, levará a um estreitamento da pista. Ainda é tempo para alterações que visem a melhoria do projeto e que façam com que o grande montante dispendido nesta obra seja bem aplicado.
À semelhança do ocorrido com a Rodovia Normando Tedesco, que faz parte do mesmo pacote de obras, executado pela mesma empresa, num investimento de cerca de 25 milhões de reais por parte do Governo do Estado de Santa Catarina, o projeto de execução desta obra foi realizado pela empresa, imaginamos que tenha sido aprovado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e em nenhum momento órgãos da Administração Pública Municipal foram sequer comunicados das obras que estão sendo realizadas. Não existe um controle para assegurar que os objetivos almejados pela comunidade caçadorense sejam atingidos com a execução destas obras. Ao contrário, existe até a preocupação que uma obra deste porte e desta expressividade acarrete um estreitamento de pista em alguns pontos, bem como a quantidade de asfalto depositado, que determina a longevidade da obra, tenha sido estimada em quantidade insuficiente para atender ao pesado tráfego previsto para aquela área.
Precisamos, de maneira urgente, ter acesso à esta documentação que, a despeito de diversos contatos que já efetuamos, ainda não se concretizou. Acreditamos que o requerimento oficial através da Câmara de Vereadores tenha melhores possibilidades de êxito e, especialmente, chame a atenção para estes pontos que elencamos, pois consideramo-los críticos para que a obra seja efetivamente o avanço que tanto esperamos para esta área da cidade.
Desta maneira, formulamos um requerimento que socicita que se oficie à empresa VIGA, e também à Secretaria de Estado da Infraestrutura, para que seja enviado para conhecimento e análise o projeto de construção da obra denominada “Nova Travessia de Caçador”, preferencialmente como resumo e em meio eletrônico que possibilite a leitura em qualquer equipamento (por exemplo em formato pdf) que especifique neste resumo do projeto os seguintes itens:
a) Largura total das pistas de rolamento em cada trecho, em especial na Rodovia Engenheiro Lourenço Faoro, no trecho compreendido entre o trevo do PETI e o trevo do Hotel Esplanada.
b) Previsão de necessidades de eventuais desapropriações com metragens necessárias.
c) Existência ou não de acostamento às margens das vias.
d) Tipo de separação entre as pistas e quantos e quais espaços para retornos no referido trecho.
e) Espessura da cobertura asfáltica a ser depositada na via.
f) Porquê da não realização de reuniões com os proprietários lindeiros da obra.
g) Cronograma de execução da obra, com metas e prazos estipulados de maneira a permitir o acompanhamento do desenvolvimento da obra.
Acreditamos que com as respostas a estas indagações possamos contribuir para que este grande projeto traga os benefícios que a população caçadorense espera e que seja uma obra que realmente projete o futuro de nossa cidade, contemplando o aumento de tráfego especialmente desta região.
ATUALIZAÇÃO: Vídeo com entrevista a respeito:
ATUALIZAÇÃO: Vídeo com entrevista a respeito: