Nas sessões desta semana (14 e 15 de outubro), levantamos algumas questões que merecem ser pormenorizadas neste espaço. O conteúdo será dividido em algumas postagens para que o texto não fique tão longo.
Primeiramente, e com grande repercussão na imprensa local, comentamos a respeito das recentes travessias elevadas de pedestres instaladas na cidade, nas ruas Benjamin Constant, 1º de Maio e Brasília, que voltaram a ser edificadas no padrão que tinha sido utilizado na Rua Fernando Machado, conforme já havíamos comentado em post anterior neste blog.
Naquela ocasião, houve uma suavização da entrada e saída das lombadas, o que fez com que a passagem por estes equipamentos fosse mais suave, forçando a redução de velocidade sem causar danos aos veículos.
No entanto, nestas novas ondulações, o padrão anterior foi retomado, o que gerou uma série de manifestações da população, queixando-se da agressividade dos equipamentos.
Comentamos que, apesar de considerarmos que a adoção de outros mecanismos, como lombadas eletrônicas e, ainda melhor, da educação no trânsito, deveriam ser instrumentos suficientes para a conscientização dos condutores a respeito das normas de trânsito e de segurança. No entanto, sabemos que infelizmente estas medidas provaram-se insuficientes e que os abusos continuam sendo cometidos e os obstáculos físicos são necessários especialmente para a redução de acidentes e a proteção à vida de motoristas e pedestres.
Questionamos apenas a agressividade do ângulo de ataque destas ondulações pois, mesmo em baixas velocidades, o impacto nos veículos é significativo e, a longo prazo, danos poderão ser causados devido ao desgaste dos componentes envolvidos na absorção deste impacto. Acredito que o procedimento realizado na Rua Fernando Machado tenha sido acertado, atingindo os objetivos e inclusive elogiamos à Administração Municipal naquela ocasião por ter ouvido aos anseios da população.
Alguns de nossos argumentos foram rebatidos por outros vereadores, numa divergência de opiniões límpida e salutar. Tal divergência pode ser acompanhada no vídeo a seguir:
Entretanto, continuamos com a opinião que este modelo gera inconvenientes e prejuízos e os resultados podem ser danosos a todos.
Interessante é notar que, apesar de ser um dos assuntos mais triviais que foram tratados na Câmara nesta semana, foi um dos que mais gerou repercussão. É interessante ver o quanto o trânsito da cidade provoca reações passionais e às vezes até extremadas das pessoas. É necessário ter serenidade e um bom diálogo para juntos podermos encontrar as soluções para as questões que se apresentam diariamente.