Na tarde desta terça-feira (19/03), participamos de reunião no gabinete do Prefeito Municipal, com o objetivo de discutir a solicitação de moradores e comerciantes da Rua Herculano Coelho de Souza, que propuseram a alteração daquela via para mão única de direção, no sentido Avenida-Hospital Maicé. A medida teria como objetivo aumentar as vagas de estacionamento, liberando vagas nos dois lados da rua.
Nesta rua existe a garagem, sede e matriz da empresa Reunidas, que há 62 anos utiliza-se desta via para levar seus ônibus e caminhões rumo à Rodoviária Municipal e ao Transporte de Cargas e, em teoria, seria uma das principais afetadas pela alteração. Não houve nenhuma restrição definitiva por parte da empresa, que colocou-se à disposição para efetuar inclusive testes com seus veículos verificando a possibilidade de utilizar a via alternativa proposta pelos comerciantes.
Participaram da reunião, além do Prefeito Municipal e do Diretor da DITTESC, a vereadora Glaci Pereira, eu e também representantes da empresa, motoristas e gerentes de tráfego com larga experiência que puderam dar sua contribuição no sentido de averiguar a melhor solução para a situação.
Ficou definido que o Engenheiro de Trânsito que será contratado, após processo licitatório, averiguará também este ponto para apontar, com embasamento técnico competente, a melhor alternativa, contemplando ao máximo os interesses da coletividade. Este processo licitatório faz parte da legalidade de qualquer processo público e isto torna as decisões um pouco mais lentas do que gostaríamos. Entretanto é imprescindível para garantir a lisura do processo.
Após esta reunião, conversamos também com o Sr. Celso Thomé, a respeito dos procedimentos técnico-administrativos das pavimentações asfálticas, seus modelos, sistemas, opções de pagamento, custos, etc. Uma reunião também bastante frutífera e proveitosa.
Durante a sessão da terça-feira, tivemos a oportunidade de relatar aos demais vereadores os objetivos e resultados destas reuniões, compartilhando informações que são relevantes aos trabalhos da casa legislativa. O tema, especialmente o da Rua Herculano Coelho de Souza foi objeto de diversas manifestações dos vereadores, o que comprova a sua pertinência. O repórter Rafael Seidel, do portal noticiahoje.net realizou entrevista em vídeo sobre o tema.
Também durante a sessão apresentamos indicações referentes à acessibilidade a portadores de deficiência física. Entendemos que este é um assunto complexo e que requer constantes aperfeiçoamentos e adequações. Estamos preparando estudos detalhados sobre o tema e já entramos em entendimento com a vereadora Cleony Figur sobre um projeto mais aprofundado. No entanto, algumas situações são urgentes, ao mesmo tempo que de simples solução. Na Avenida Barão do Rio Branco, em frente às duas casas lotéricas, existem vagas para estacionamento exclusivo para deficientes. Para nossa surpresa, no espaço reservado, não existe rampa de acesso à calçada ou então ela é inservível, pois fica exatamente em frente ao carro (do deficiente) que estacionou no local. Pequenas adequações que farão significativa diferença neste local.
Indicamos também a pavimentação asfáltica das Ruas Tremembé, Ianomâmi e Xavante, no Bairro Bom Sucesso, onde já existe um acordo entre os moradores para depósito de cota caução e posterior execução do serviço.
Além desta, indicamos, em conjunto com a vereadora Cleony, o asfaltamento da Rua Campos Novos, especificamente entre as esquinas com as ruas Carlos Sperança e 25 de Março, que é o único trecho desta rua que não dispõe de cobertura asfáltica. Uma rua central e de grande fluxo de veículos naquela área da cidade.
Um abraço,
Alencar Mendes