quinta-feira, 14 de março de 2013

Iluminação Pública


     Na sessão do dia 12/03, apresentamos duas indicações referentes à questão da iluminação pública de nossa cidade. Como de hábito, utilizamos de nossa proposta de conversações prévias com os setores competentes da Administração Municipal, a fim de que tenhamos uma resposta mais efetiva e mais rápida às nossas solicitações.

     Desta forma, conversamos com o IPPUC e soubemos que, apesar de a colocação de postes de energia elétrica ser de responsabilidade da CELESC, a questão da iluminação pública é realizada por uma empresa terceirizada pela Prefeitura, que é, em última análise a responsável por esta questão. Os planos de expansão de rede passam pelo IPPUC que, apesar da momentânea falta de um engenheiro eletricista nos seus quadros, a contratação está sendo providenciada e fomos informados que mesmo sem este profissional, nossas solicitações através das indicações teriam seu atendimento viabilizado.

     A primeira indicação foi referente ao cruzamento entre as ruas Silvio Santi e a Rua Gerhard Fezer, no Bairro Santa Catarina que, a despeito da recente urbanização, adequação de vias, com asfaltamento já feito e em excelentes condições, apresenta ainda algumas áreas de terrenos baldios, sendo alguns deles exatamente na referida esquina. Em visita ao local, no período noturno, pudemos constatar exatamente a queixa de alguns moradores do local. A esquina, apesar de dispor de vários postes para condução da energia elétrica e linha de telefonia, não dispõe de luminárias para a iluminação pública, gerando uma ampla área de escuridão, o que dificulta o trânsito de pessoas e veículos e, especialmente, trabalha contra a questão da segurança pública.


     A segunda indicação, com o mesmo tema, foi direcionada à rua José Oleinik (antiga Rua Gumercindo Schaitel Medeiro) no Bairro Martello, onde percebem-se crescentes indícios de urbanização, com obras de terraplenagem e a edificação de novas moradias. No entanto, a rua tem um grande trecho sem iluminação e alguns casos de perseguições, assaltos e até mesmo tentativas de estupro foram relatados por moradores de locais próximos, casos em muito associados à deficiência na iluminação noturna naquele local. Consideramos que a ampliação da rede de iluminação seria uma medida que traria não apenas conforto ou comodidade, mas fundamentalmente segurança aos cidadãos que se utilizam da via.



     Além destas, apresentamos indicação da pintura de faixa de pedestres na Rua Anita Garibaldi (próximo à danceteria Maria Fumaça), observando para que esta faixa seja posicionada mais junto ao trevo de acesso à Rua José Boiteux e não muito próximo à esquina com a Rua Benjamin Constant, possibilitando uma melhor visualização da faixa pelos condutores e induzindo os pedestres a atravessarem a rua num ponto mais distante da esquina, com maior segurança.

     Sobre o transporte público, insistimos em várias oportunidades na Câmara que pretendemos apresentar no futuro um estudo mais completo e abrangente. Estamos trabalhando nisto. Entretanto, algumas situações tornam-se emergenciais. Um dos pontos de ônibus mais movimentados da cidade, situado na Avenida Barão do Rio Branco, em frente à nova loja Grazziottin, após a reforma do passeio deste local ficou absolutamente inservível aos cidadãos. A altura do passeio aumentou e a altura do assento permaneceu a mesma. Se para pessoas com todas as condições físicas já existe um incômodo com aquela situação, pessoas com qualquer limitação física ficam totalmente impossibilitadas de servirem-se do assento. Indicamos esta pequena adequação exatamente por considerar um aspecto de fácil resolução e urgente modificação.