Nesta semana, tivemos a oportunidade de apresentar a indicação que trata da solução de um problema enfrentado pelas famílias caçadorenses, a inexistência de isolamento térmico na Capela Mortuária localizada junto ao Cemitério Público Municipal.
Caçador é uma cidade conhecida pelos rigores de seu inverno, especialmente nas noites e madrugadas. Os procedimentos de “velório” de familiares e amigos da população caçadorense comumente adentram estes horários, sendo frequente o procedimento de proceder-se ao sepultamento no dia seguinte ao óbito.
A exemplo de empresas privadas que instalaram-se nas proximidades do cemitério municipal e que oferecem este tipo de conforto térmico aos usuários de seus serviços, o município tem também plenas condições de oferecer um pouco mais de conforto a pessoas que já estão passando por um momento especialmente doloroso. Certamente a última coisa em que os amigos e familiares estão pensando nestes momentos é no desconforto físico, mas se este estiver mitigado, ao menos uma parte da carga de sofrimentos será aliviada.
Fizemos a sugestão de que se estude a possibilidade de fechar com vidros (sistema “cortina de vidro”) a parte aberta da Capela Mortuária e/ou a instalação de aparelhos de ar condicionado nas salas de velório.
Esta indicação tem por objetivo proporcionar uma situação de melhor conforto físico aos amigos e familiares de cidadãos caçadorenses falecidos, que tanto necessitam de amparo psicológico e espiritual em momentos como estes.